Fala pessoal, este será um blog de novidades, de noticias sobre a juventude na igreja, mas acima de tudo será um blog para postarmos nossos testemunhos de vida, de superação, milagres, graças alcançadas.
Quem quiser ver seu testemunho postado no blog do guri cristão, mande tudo o que quiser no email: cguricristao@yahoo.com

quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval. Tempo de criar ou de cair as máscaras?





Desde seu início o carnaval tem como finalidade aproveitar os prazeres da carne, motivo pelo qual antecede o período da Quaresma. A quaresma é o tempo em que a Igreja católica segue os passos de Jesus nos 40 dias que passou no deserto fazendo abstinência de comida e bebida, a partir deste pensamento é proposto aos fiéis a busca pela conversão, por uma vida de santidade, passar o mesmo período renunciando os pecados da carne. Este pensamento de usar um dia para fazer tudo o que quiser vem até os dias atuais, onde as pessoas na grande maioria esquecem seus valores e fazem coisas que não fariam em outras épocas do ano, A festa do carnaval é favorável para muitas pessoas, para os comerciantes que rendem muito, para os governos que dão divertimento para a população, sem contar na alienação. Para quem participa o carnaval tem seus pontos positivos e negativos, porém nas últimas décadas vem acontecendo uma banalização desta festa, o sentido do divertimento que é proporcionado teve uma distorção muito grande, onde as pessoas podem beber, brigar, fazer sexo com quem quiser sem nenhum comprometimento, muitas doenças, brigas e outros males são gerados.Aí fica a pergunta, no tempo de carnaval é correto fazer tudo o que quiser? é correto satisfazer os desejos e o corpo e esquecer-se da alma, da consciência? é neste momento que as máscaras são criadas, que as pessoas passam de animais racionais para irracionais, buscando usar de outros, para se divertir. E quando acaba o carnaval?É este o momento que as máscaras caem, que as pessoas voltam à realidade, que acaba a diversão e a falta de compromisso, porém algumas consequências permanecem, os vícios, as doenças, os ferimentos de brigas, as tantas mulheres grávidas, os tantos pais de família e filhos amados presos por alguma bobeira, o pesar na consciência.Não precisamos de coisas banais, de diversão sem comprometimento para se divertir e curtir essa época antes do período de abstinencia que devemos por respeito Àquele que deu a vida por nós. Existem tantas possibilidades para fugir desta mentalidade que estraga a alma e o intelecto da pessoa, para que arriscar a liberdade, os valores e a consciência limpa com libertinagem e erros que ficam pelo resto da vida. Claro que existem pessoas que sabem separar o divertimento com responsabilidade do divertimento inconsequente, mas infelizmente são a minoria.Temos tantas outras coisas, festas familiares, viagens, conhecer novos lugares, ir à shows, existem também os carnavais cristãos como o Gabaon ou o alegrai-vos organizado pela igreja católica, assim como também carnavais cristãos de tantas outras igrejas, é possivel se divertir com responsabilidade, e também muito mais prazeroso, não é preciso sexo, drogas, bebidas, nada disso, o amor que Jesus tem por nós é maior e nos proporciona melhor prazer e felicidade do que qualquer outra coisa.
É tempo de carnaval, divirta-se com responsabilidade, curta a vida com santidade, ame quem te ama, valorize quem te dá valor, não manche sua vida com coisas pequenas, mas marque-a profundamente com o que realmente importa.

2 comentários:

  1. Parabéns amor,é isso ae temos que saber aproveitar o carnaval para nos prepararmos pra esse momento tão especial do cristianismo que é a quaresma,por isso devemos sempre optar por participar de carnavais cristão...continue assim meu amor com essa garra,vivendo no mundo mas não para o mundo,que você seja sempre guiado pelas mãos divinas!Te amo meu amor,você é meu tudo que Deus continue nos abençõando sempre.

    ResponderExcluir